As COBRAS





“As Cobras” é o tema dessas famosas tiras, da autoria de Luis Fernando Veríssimo, que eram feitas para os mais diversos jornais brasileiros entre os anos de 1975 à 1997. De forma satírica e irônica ele desenhava e criava falas que discutiam os temas mais polêmicos e falados no pais e no mundo, tanto no atual quanto no mundo de três décadas atrás. Assuntos como: futebol, política, economia, filosofias da vida, questões sobre o universo entre outros.

As personagens principais das tirinhas, são duas cobras que inclusive não tem nome, porém tem muitas questões e opiniões na cabeça a respeito de tudo, até mesmo de Deus, a quem eles pedem um sinal de vez em quando. No decorrer das tiras surgem outras personagens como Queromeu, o corrupião corrupto, que de certa forma retrata os políticos do nosso pais; Dudu o alarmista, uma cobra de expressão assustada e neurótica, que sempre passa correndo lançando um trocadilho a respeito dos problemas do mundo de forma hilária e perturbadora; Flecha e Shirlei, um casal de caracóis que estão sempre andando. Shirlei está sempre perguntando coisas para o sensato e convencido Flecha, que está sempre à sua frente e tem as respostas para tudo; O velho mestre Bubi, que vive a responder as muitas questões das duas cobras curiosas. Entre outros personagens como a Tia Jibóia, Sulamita: a pulga Lasciva, Mark Eting, a Pesquisadora, Zé do Cinto, Gerson, Alves Cruz (...) 
Quando estão sozinhas, as duas cobras aparecem em certos cenários, como no mar, na praia, no campo de futebol, de frente para as estrelas e até mesmo fora da Terra em: Cobras no espaço. Há também seqüências de outras histórias como Neo-Robin Hood, A Bíblia condensada e Robinson Cruz.
Em 1997 foi lançada uma coletânea chamada “As Cobras em: Se Deus existe que eu seja atingido por um raio" onde estão reunidas e selecionadas as tiras de Veríssimo que foram publicas entre 1975 à 1997.




Aqui você pode conferir algumas tiras e seus personagens:












 







disponível em: http://terramagazine.terra.com.br acessado em 21 de fevereiro de 2011.